Curadorias
por Deco Lipe
Entendo a curadoria como a alma do evento. Ela, ao mesmo tempo em que precisa dialogar com o tema e/ou pessoa homenageada do evento, tem também que trazer conversas interessantes com convidades de relevância em diferentes esferas de atuação no mercado em que atua.
Assim venho fazendo desde o primeiro evento que criei e dos que participo como co-curador e curador.

Eventos que participei como curador:
.jpg)
Geração FLICA da Festa Literária Internacional de Cachoeira
17 a 20 de outubro de 2024
Com o tema “O mundo da literatura em festa”, o Cine Theatro Cachoeirano foi palco de conversas que celebram a palavra em vários fazeres desde os quadrinhos, passando por autoajuda e as que compõem os roteiros de vídeos de humor. Foram dias para celebrar “os jovens apaixonados”. Passaram por lá nomes como Thalita Rebouças, Ilustralu, João Pimenta, Jarid Arraes, Raphael Montes, Ian Fraser, Pau de Cabinda, entre outros.

Vila Literária da 8ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ
7 a 11 de agosto de 2024
Nesta edição, a FLIPELÔ homenageou o cantor e compositor baiano Raul Seixas. Intitulada como “Sociedade Alternativa”, o Largo Tereza Batista foi palco de diálogos sobre diversas formas de fazer literatura tocando em livros ilustrados, poesia, quadrinhos, romance, entre outros. Neste ano, a Vila fez história sendo o primeiro espaço em festa literária a ter um ambiente destinado apenas a HQs. Passaram por lá nomes como Paulo Moreira, Helô D’Angelo, Clara Alves, Olivia Pilar, Ray Tavares, Maidy Lacerda, Maria Freitas, Cassius Medauar, NegahFyah, Amanda Julienta, entre outros.

CAIXA Literária
23 a 26 de abril de 2024
Primeira edição do evento teve como viés curatorial as fases da vida de uma pessoa leitora. Passaram pelo evento Itamar Vieira Junior, Luciany Aparecida, Denizia Cruz, Roberta Gurriti e Stefano Volp.

Vila Literária da 7ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ
9 a 13 de agosto de 2023
Nesta edição, a FLIPELÔ homenageou a escritora Maria Stella de Azevedo Santos, Mãe Stella de Oxóssi. Nesta edição foi a estreia da união do espaço de autores independentes a uma programação jovem da FLIPELÔ. Estiveram presentes autores como Elayne Baeta, Vinicius Grossos, Juan Julian, Lorena Ribeiro, Vitor Martins, Ricardo Ishmael, entre outros.

Encontro Literário de Autores LGBTQIAP+ de Salvador
25 de março de 2022
Idealizado, organizado e realizado por Deko Lipe em parceria com Lorena Ribeiro. Promover falas já potencializadas, naturalizar, impulsionar e proporcionar produções diversas no mercado literário local. Esse foi um dos objetivos para a realização do evento. Esse projeto foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, destinado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

2ª Edição do Festival On-line de Literatura LGBTQIA+ – FliCadê
07 a 12 de junho de 2021
Organizado pelo Portal Cadê LGBT em parceria com o Primeira Orelha e Mariana Mortani. Essa edição teve como tema “O livro da minha vida”.

Mostra Literária de Salvador pro mundo – Ano II
23 a 25 de abril de 2021
Organizado por Rebeca Lisboa Comunicação Empática em parceria com Helena Nascimento, Lorena Ribeiro e Deko Lipe. O evento teve curadoria coletiva entre os organizadores voltada ao tema “O livro é acesso! Conexões entre pessoas através das literaturas.”

1ª Edição do Festival On-line de Literatura LGBTQIA+ – FliCadê
25 a 28 de junho de 2020
Organizado pelo Portal Cadê LGBT em parceria com o Primeira Orelha. Essa primeira edição aconteceu de forma livre, cujo objetivo do foi reunir autores LGBTQIA+, editoras, agências e criadores de conteúdo para motivar a literatura com protagonismo queer.

PO convida
Março de 2019 a janeiro de 2020
Projeto executado no início do Primeira Orelha onde reunia mensalmente escritores e escritoras sobre determinado tema em espaços públicos para conversar sobre literatura. Ao longo do projeto conversamos sobre os temas: “Mães na literatura”, “Publicação independente e suas limitações”, “Os desafios da literatura lésbica”, “Autores negros no cenário literário baiano”, “A importância da literatura negra na atualidade” e “Literatura em quadrinhos nacionais”.
Clientes




